Fim do ano chegando e as festas também. Na telinha já começos a ouvir aquelas velhas músicas conhecidas,quem nunca ouviu aquela "Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou...". Mas primeiro de tudo, temos que saber o que é o natal e o que ele representa. Independente de qual religião for a sua, ou mesmo se não tiver nenhuma, ou se não acreditar em Deus. O Natal é a festa do menino Jesus, que nasceu numa manjedoura, é a festa daquEle que veio trazer paz, amor, perdão e tantas coisas boas.
Assim como no livro de Isaías: "um menino nos nasceu, um filho nos foi dado". Maria foi visitada pelo Espírito Santo e ainda virgem recebeu a benção de ter Jesus em seu ventre. No começo, José desconfiou, mas após a visita de um anjo seu coração se acalmou. Dias depois foi decretado por César Augusto um recenseamento de toda a população do império romano, assim todos deviam ir à suas cidades natais alistar-se. José por ser da linhagem de Davi deveria ir à Nazaré na Galileia e foi o que fez, levando consigo Maria em cima de um jumentinho.
Ao chegarem na cidade bateram de porta em porta, porém todas as hospedarias estavam lotadas e o único lugar que conseguiram ficar fora num celeiro junto com outros animais. Assim que Jesus nasceu o colocaram numa manjedoura enrolado por alguns panos. No decorrer desse tempo, três magos propuseram em seu coração visitar o menino que nasceu e ao passarem pelo palácio do rei Herodes, o próprio rei pediu-lhes que o informasse a respeito de Jesus assim que o encontrassem, porém os magos haviam sido alertados em sonho para não fazerem isso.
Enfim, seguindo a estrela mais brilhante chegaram até o lugar em que Jesus estava. Ao chegarem, se encheram de júbilo e começaram a adorá-lo entregando também os presentes que haviam levado: ouro, incenso e mirra. E essa é resumidamente a história do nascimento de Jesus (quem quiser ler com mais detalhes a história se encontra nos primeiros capítulos de Mateus e de Lucas).
Mas além de ser o nascimento de Jesus é também um tempo de união, de presente, todavia não aquele que recebemos/compramos, e sim de estar presente, como uma amiga minha bem falou. Significa amor, estar com a família e/ou amigos, ver aquele sentimento de esperança ressurgindo, sentir a bondade que contagia (os quais, deveriam durar o ano todo). O Natal é um tempo de amor e de estar perto dos que amamos de uma forma ou de outra, é um tempo em que as nossas tradições são cumpridas.
Tradições aquelas que passam de geração em geração e nunca deixam de ser feitas, mesmo que sofram algumas transformações ao longo dos anos. Na minha (Bela) família, por exemplo, costumamos nos reunir a noite na casa da minha vó materna e lá se reúnem tios, tias, primos e todos juntos sentamos, comemos, trocamos presentes, conversamos e principalmente entendemos que somos presentes na vida uns dos outros. Outras famílias costumam cantar as canções de natal, outras fazem doces, gemada e assim vai.
Se sua família não tem uma tradição, você mesmo pode inventar, seja cozinharem juntos, tirarem fotos ou o que for. A tradição significa você transmitir um legado, uma herança que seja de cultura, de valores e tantas outras coisas, entretanto, o mais importante é: estar com a família reunida, trazer boas memórias e histórias a serem contadas quanto aquilo que for ser realizado. O Natal é cercado de histórias. Então por que não criar nossas próprias histórias com nossa família?
![]() |
| Uma boa ideia é dar livros para alguém! |
Nesse natal, seja presente na vida de alguém, pode ser alguém que você não vê há muito tempo! Dê amor e também saiba receber, crie tradições e faça o bem. Vista uma roupa confortável e procure se divertir aonde quer que passe o natal. Se der leia também um bom livro e coma algo gostoso (sem exageros! kkkkkk) e acima de tudo seja feliz.
E pessoal é importante fazer o bem e ter esses sentimentos, não só no natal, mas sempre. E vocês podem estar pensando, ah mas eu não tenho uma família para reunir ou estou longe da minha família. Se reúna com aqueles que ama. Com amigos, namorado(a), seu animal de estimação e se não quiser nada disso, sempre existe o trabalho de caridade que pode ser realizado no natal, como sopões, destribuição de brinquedos e assim vai... Ressaltando que é importante fazer o bem sempre, e não apenas no natal. Jesus fez o bem à todos independente da cor, sexo, religião, se acreditavam nele ou não e independente da data.
Aqui vai uma música para já entrar no clima natalino: Então é natal. Se quiseram também podem ouvir All I Want For Christmas Is You.
Assim nós do Tão Bom Quanto Ouro desejamos um Feliz Natal a todos.
XoXo,
Bela Bumerad e Lily.













